MQCC

MQCC

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Disciplina na formação da criança!


Para entender sobre disciplina primeiro temos que saber: O que é disciplina?

            Palavra originária do latim, significa:
            AÇÃO DE APRENDER, INSTRUIR-SE.
                        A disciplina é um limite externo, designado para desenvolver limites internos em nossas crianças.
                        A palavra disciplina vem do latim e significa:ação de aprende, instruir, ensinar, doutrinar, formar, capacitar, comunicar.
                        Disciplina é ordem, respeito, obediência às leis, portanto a disciplina segue o estabelecimento das normas de conduta, de limites, de correção.
                        Educar e orientar os filhos exige firmeza para corrigir comportamentos inaceitáveis, mas não a ponto de ferir nem de prejudicar a criança. A correção mostra ao filho caminho errado e o traz para o caminho certo.
                         Professores e pais têm errado em muitas coisas quanto à disciplina por não estabelecerem normas e limites, ou pelo fato de afrouxarem ou fazerem vistas grossas com muita freqüência causando inclusive confusão na criança a qual vê que em determinadas ocasiões um comportamento é aceito e em outras o mesmo comportamento é motivo de repreensão. A incoerência é nociva.
OBJETIVO DA DISCIPLINA
    O objetivo principal da disciplina é treinar a criança para que siba autogovernar-se.
    O objeto primordial dos pais, ao exercer a disciplina é ajudar a criança a se tornar uma
pessoa capaz de auto controlar-se.
IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA
A disciplina-importante para que os filhos tenham:
ž  Uma relação pessoal com Deus – consciência de que fazem parte da família de Deus.
ž  Formação do caráter – capacidade para enfrentar as responsabilidades da vida, autodisciplina, auto-estima, domínio próprio e etc.
ž  Formação social – clara consciência de sua identidade.
ž  Formação física – hábitos alimentares e higiene pessoal.
COMO DISCIPLINAR?
A disciplina correta deve seguir um processo:
ž  Esclarecimento: os filhos devem saber o porque da disciplina.
ž  Oração: que libera um clima de amor e presença de Deus.
ž  Perdão: a criança deve saber que é amada pelos pais.
ž  Reconciliação: reparar ofensas.
FATORES QUE PROMOVEM A INDISCIPLINA EM SALA DE AULA
1)Desconforto físico:
-   móveis inadequados
-   má iluminação
-   agasalho em demasia
-   ambiente mal ventilado
-   posição das crianças.
2)Distúrbios vindos de fora:
-   atraso de alunos
-   entrada de estranhos
-   várias classes na mesma sala
-   objetos trazidos de casa.
3) Distração:
-   desordem na classe
- professor com vício de linguagem.
4)   Desinteresse:
- professor relaxado
- professor mal preparado,
- advertência.
- complexo de rejeição
- carência de afeto
- problemas dos pais
- crianças de lares não evangélicos.
FATORES QUE PROMOVEM A DISCIPLINA
1)   AMOR - toda criança é sensível ao amor. Não a envergonhe diante de outra.
2)   ORAÇÃO - quando não se consegue mais entender.
3)   ENTUSIASMO - é importante começar bem, com dinamismo. Mostre à criança que o que você vai dizer é importante, que você está feliz em transmitir aquilo a elas. Deixe seus problemas em casa ao sair para a classe.
4) CONFORTO FÍSICO - evite cansar a criança com programas muito longos. Procure adaptar os bancos ao tamanho das crianças.
5) PREPARAÇÃO E PLANEJAMENTO - procure sempre planejar a aula.
6)   INTERESSE PESSOAL - não tenha prediletos, seja justo com todos.Procure saber de seus problemas individualmente.
7)   PONTUALIDADE - seja pontual. Você é o modelo.
8) ENSINO ADEQUADO - Procure dar um ensino ao alcance das crianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário