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quinta-feira, 2 de agosto de 2012

CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS



Atualmente, comenta-se muito sobre as crianças especiais, ou seja, aquelas que possuem algum tipo de necessidade educacional especial, que as difere das demais. Os educadores precisam conhecer a respeito deste assunto, a fim de atender melhor, e de maneira mais adequada, aquelas crianças que chegam na Igreja, e que possuem uma maneira diferente de entendimento e aprendizagem.

  • ALGUNS TIPOS DE DEFICIÊNCIAS E DICAS PARA PROMOVER A INCLUSÃO

- Deficiência visual: conhecer bem os limites de locomoção da criança; não ficar mudando os móveis de lugar, e se o fizer, avisar a criança; usar muito a entonação de voz e muita música; trabalhar com expressão corporal; estimular a socialização.

- Deficiência auditiva: o professor deve falar sempre de frente para a criança, com instruções curtas e bem pronunciadas; utilizar muitas figuras, gráficos, mapas e desenhos; trabalhar com expressão corporal; estimular a socialização.

- Deficiência física: conhecer junto à família as reais necessidades e limitações da criança; verificar a rotina que possui para ir ao banheiro, muitas vezes com horários estabelecidos (de meia em meia hora, por exemplo); observar que a criança cadeirante precisa constantemente mudar de posição para evitar desconforto; ao realizar atividades escritas e pinturas, por exemplo, prender o papel com fita adesiva na mesa, a fim de auxiliar a criança que tem dificuldades de coordenação motora; utilizar muitos visuais; proporcionar atividades que as crianças com deficiências físicas também possam participar; estimular a socialização.

- Deficiência mental: entender que mesmo com limitações, a criança especial também pode e consegue aprender, e o GMC e GMJr podem cooperar imensamente para que isso ocorra; facilitar sua integração, estimulando sua cooperação; dar mais tempo, se for necessário, para que a criança especial cumpra as atividades; sempre que possível proporcionar ensino individualizado dentro do grupo; elogiar com freqüência cada conquista dessa criança; estimular a socialização e atividades extra-classe.


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