Quem
será , pois, este menino? E a mão do Senhor estava com ele.
Lucas 1:66b.
Trabalhar com bebês e com maternal é
um privilégio mas com grande responsabilidade de ensinar essas crianças
pequeninas.
O ritmo mais acelerado do
desenvolvimento humano concentra-se desde a concepção até o segundo ano de vida
e a partir desse período a criança desenvolve-se com muita rapidez aprendendo e
crescendo.
A responsabildade de ensinar a
criança é grande pois ela é como um barro moldável e maleável, sua mente seu
coração é receptivo, crédulo e pronto para receber os ensinamentos da Palavra
de Deus; eles tem capacidade para aprender, para imitar e para registrar em
suas mentes o que tem experimentado, sentido e percebido. Somos como
construtores, precisamos nos ancorar nas Diretrizes de Deus e do nosso
engenheiro e arquiteto Jesus para que tenhamos o sucesso nessa tarefa de
edificação de vidas que vem de uma santa parceria entre famílias e a Igreja
pois a importância de uma boa estrutura familiar é fundamental para que as
crianças tenham exemplos e testemunhos da vida cristã; nessa tarefa os líderes
devem ser bons cooperadores; até porque partindo do princípio de
que toda a pessoa já nasce com a natureza pecaminosa (Salmo 51:5; Romanos
3:23). Mesmos os pequeninos como bebês e crianças pequenas como a do maternal,
já tende para o mal; elas precisam serem ensinadas no caminho em que devem
andar. Não podemos tratar nossos berçários e maternais como um meros
fraldários, e lugares de encontros das mães, há muito o que fazer com os bebês
e com as crianças.
O ensino da palavra de Deus deve estar associado com os
cuidados, pois é na infância que se
forma a personalidade da criança; e os bebês e as crianças de maternais já
trazem consigo informações da família do que já aprenderam e precisam serem
estimulados e incentivados a conhecer a Deus e amar a Jesus e ter comunhão com
o Espirito Santo; os bebês são inteligentes, não devemos subestimar sua
capacidade deles de entendimento e de aprendizagem.
IMPORTANTE PARA PENSAR: A palavra de Deus em Salmos
78:5-7 e 139:13 a 16; retrata a importância que Deus dá as crianças, desde a
sua formação.A maravilhosa criação de Deus, o ser humano, não é um ser
que está para vir a ser. Ele já é um ser completo em fase de desenvolvimento e
crescimento.
A
capacidade intelectual de um bebê depende 70% da educação, dos estímulos
recebidos nos primeiros anos de vida e apenas 30% da herança genética",
afirma a superintendente da escola Aprendizagem e Desenvolvimento em São Paulo,
Julia Manglano. Segundo ela o potencial
de desenvolvimento do cérebro pode chegar a 60% na faixa de zero a três anos e certas habilidades
perdem-se se não forem devidamente aproveitadas nesse período.
O inimigo tem investido na vida de bebês e de crianças
pequenas, com a mídia com os ensinos da nova era e esoterismo, vemos em todo o
comércio produtos que incentivam essa prática e nós como Igreja não podemos
deixar de lado sem nenhum investimento e cuidado nossos bebês e nossas crianças.
SUGESTÕES BÁSICAS PARA
TRABALHAR COM BERÇÁRIO E MATERNAL
Segundo
o Parâmetro Curricular Nacional para Educação Infantil é necessário ter alguns
cuidados quanto ao trabalho com berçário e maternal, o que orientou o pensar
nesse projeto para Igreja, para iniciar o trabalho com essas crianças pequenas
temos que ter a separação da idade:
BERÇÁRIO: De 0 a 2
anos em média
MATERNAL: Pode ser dividido em maternal I, II ou III – De
2 anos a 5 anos
- Ambiente
Separar
um local livre de impurezas, tornando-o agradável. Ter nesse local itens para o
bem estar das crianças como: fraldas, algodão, ventiladores, com mobília
adequada, iluminado, com segurança, é bom ter chinelos de borracha ou pantufas
ou então proteção para os calçados para não sujar o ambiente, assim como a
música é um excelente recurso pode estar ligado a um som ambiente com música
propícias para idade, tem que suprir a necessidade de alimentos com um local
adequado para que as mães possam amamentar os bebês, e para aqueles que mamam
nas mamadeiras para a pessoa que vai dar o alimento seja ela a mãe ou o líder
que cuida da criança ou não ter um espaço para poder alimentar o bebê com
tranqüilidade.
Valorize o jogo espontâneo dos bebês,
dele participando e ajudando a sua evolução e imaginação. Entre 3 meses e 1 ano
as interações e brincadeiras entre crianças são, a maior parte das vezes
curtas. Nesta fase a crianças brinca por imitação (seja do adulto ou de outra
criança).
Introduzir, sempre que possível,
bonecas e bichinhos, porque a criança gosta de imitar o adulto lidando com
crianças: embrulhar, embalar, etc.
Sugerimos livros de pano ou outro
material próprio para os bebês, sempre observe para o maternal e os bebês se o
brinquedo oferece segurança que não tenha peças pequenas que podem ser
engolidas esse cuidado é fundamental, a higienização deve ser feita com limpeza
dos móbiles, berços, colchonetes, bichos de pelúcia, lençóis, fronhas, os
brinquedos devem ser resistentes, macios, seguros, escolha materiais que possam
ser lavados com pano com álcool.
IMPORTANTE: Os brinquedos devem estar sempre
limpos e devem ser de material apropriado para bebês.
·
ESTRUTURA FÍSICA
Quando um bebê está para chegar os
pais arrumam o espaço com amor, zelo e carinho, como na natureza os pássaros
arrumam o seu ninho com dedicação e aconchego assim os pais o fazem, nós na
Igreja temos que fazer com o mesmo amor e carinho para que os bebês se sintam
bem na casa do Senhor e que os pais tenham confiança e para o maternal, o
espaço físico tem que gerar segurança, proteção, limpeza e aconchego.
As
salas podem ser retangulares, e no caso do berçário ter espaço suficiente
grande para desenvolver atividades como dormir com os berços, brincar, fraldário e alimentação
(para amamentação).
Já
para o maternal o espaço pode ser também retangular e ter espaço para os
colchonetes para dormir, brincar, trocar de roupa e alimentação.
Deve
ter armários para guardar os materiais, na sala de atividades para guardar os
pertences das crianças e de quem a atende.
Para
o maternal deve ter armário para guardar os pertences e mesa com cadeiras para
as crianças fazerem atividades.
Os
banheiros para uso das crianças deve ser todo adaptado com sanitários infantis,
lavatórios, pia e espelho. Esse banheiro deve ser uso exclusivo das crianças.
Sala
de repouso com berços para os bebês com espaço para circulação. E um espaço
para o maternal ter o seu repouso em colchonetes.
Bancada para trocar com conforto tendo
a superfície revestida por colchonete ou material similar em toda a extensão e
fazer a higienização dos bebês com local para banho com material liso, uniforme
e resistente, dotado de água quente e fria, deve conter isolamento
adequado para não oferecer risco para
evitar o contato com a criança com isolamento elétrico e térmico. Local para
descartar as fraldas usadas sem que a criança tenha acesso, e se forem
reutilizada lavar com sabão neutro
Para a alimentação aquecimento de
papinhas e mamadeiras microondas; carrinho de bebê; cadeirinhas tipo bebê
conforto; cadeira para amamentar; brinquedos como escorrega, ou cavalinho para
montar pelos bebês e maternal; filtro com água natural; barra de segurança para
as que estão aprendendo a andar; tapete ou tatame(como o de lutar judô) ou piso
apropriado anti derrapante; mural ou quadro para colocar a foto dos bebês para
oração; quadro ao lado da porta de entrada para avisos e recados aos pais;
porta sacolas, lugar para dependurar as sacolas dos bebês.
Área de recreação para as crianças
terem o espaço para brincar que pode ser coberto ou não mas que tenha segurança
e brinquedos adequados para faixa etária.
Sugerimos
a medida de 2m por criança. Tendo em média para cada 8 crianças 1 adulto e para
cada 3 a 4 bebês na faixa de 3 a 12 meses 1 adulto e para cada 5 crianças de 1
a 2 anos 1 adulto
Como ministrar a palavra
ANTES DE ENSINAR A EQUIPE DEVERÁ:
Reunir-se para orar, escolher um
ensino para a aula, organizar a sala, colocar o uniforme.
É necessário observar três áreas da
vida do professor que precisam ser constantemente vigiadas e que podem ser
melhoradas com esforço próprio.
ü Oração: é o canal de comunicação com Deus
ü Orientar aos pais
sobre a importância de orar pelos filhos e sobre o amor de Deus.
ü Visitar as mamães
grávidas na Igreja que estão para ganhar os seus bebês como forma de
estabelecer um vínculo de confiança entre pais e Igreja e passar informações
sobre o berçário e maternal
ü Estudo da palavra: A
Bíblia é o nosso alimento
ü Testemunho de vida:
Uma vida cristã resulta em autoridade para seu ministério, bem como o uso de
roupas adequadas faz parte de um bom testemunho.
ü Oração em conjunto
uns pelos outros, pelas crianças e seus pais
ü Organizar a sala de
aula
ü Conversar sobre o
tema do dia
ü Repassar junto os
cânticos
ü Vestir o uniforme
(avental, chinelos, pantufas, protetor para sapato)
ü Registrar uma ficha a
rotina da criança com nome completo da criança, pais, endereço, telefone,
alimentação, sono, rotina etc.
ü Confeccionar números
duplicados, um fica na ficha do bebê e o outro com os pais. Caso seja
necessário chamá-los o número poderá ser colocado no telão (projetor, etc.)
PLANEJAMENTO
DA AULA
·
Chegada
/Sociabilidade
Receba
as crianças com alegria e converse com eles, deixe que eles conversem com os
amiguinhos um pouco para depois iniciar a aula.
O ENSINO: Deve ser simples, repetir verdades bíblicas, escolha um
ensino para a aula como um todo, o bebê aprende com os sentimentos, Respeitar a
individualidade de cada criança, Aproveite as oportunidades.
Visuais e cânticos adequados:
VISUAIS
Cada brinquedo livro de pano ou outro
material próprio para bebês, poderá ser usado como visual para o ensino. Ele
está descobrindo o mundo e tudo lhe é fascinante e atrai a sua curiosidade. Põe
na boca para sentir o sabor, sente o cheiro, percebe a textura e o barulho.
Enquanto ele pega o abjeto oferecido o professor ou professora poderá
aproveitar a oportunidade para ensinar sobre Deus, cantando ou falando.
·
Período
de oração
É
essencial que se separe um período para oração, porque ela não vem
naturalmente, a criança precisa de estímulo e instrução. Use expressões como
“conversar com Deus, “pedir a Deus”, “agradecer a Deus”, estas palavras têm
significado para as crianças. Explique
porque fechamos os olhos e porque oramos em nome de Jesus ( Jo 14:13;
16:23;
I Tim 2:5)
Tenha
um visual para incentivar a oração, tenha um visual para pedidos de oração e
agradecimento.
Preparando o culto
CÂNTICOS:
Crianças gostam muito de música. As
músicas devem ser curtas,
com
melodias simples, tom de voz audível e claro.
Cante a primeira vez sozinho, leia
pronunciando e explicando palavras
difíceis
(se houver) e a mensagem central. Ilustre as músicas com figuras
grandes,
cores vivas e brilhantes.
As crianças associam os visuais com as
músicas, quando você mostrar a gravura elas saberão que é hora de cantar e qual
cântico será cantado.
Precisamos cuidar dos sons e da música
que os bebês ouvem. Prefira:
·
Músicas
instrumentais tranqüilas e de boa qualidade.
·
Cantar
músicas simples e de forma envolvente
·
Cânticos
que falam do amor de Deus e de Jesus.
·
Incentive
as mães a cantarem para seus filhos, pois a voz das mães transmite paz e
serenidade.
·
Com
letras claras e que edifique a vida da criança com ensinos bíblicos.
·
Use
CDs e também sua própria voz
·
Poderá
haver um aparelho tocando músicas apropriadas para a idade enquanto eles
brincam.
VERSÍCULOS:Escolha um versículo pequeno e
repita-o várias vezes em diversas oportunidades. Repita o mesmo versículo
durante muitas aulas. Leia o versículo na bíblia e diga que Ela é palavra de
Deus. Fale a referência sem se preocupar se ele vai ou não memorizar, também
pode ser recitado a qualquer hora.
HISTÓRIA BÍBLICA: Prepare uma história bíblica para
contar. Enquanto o bebê brinca, aproveite para contar uma história bíblica que
dê para associar ao brinquedo. As histórias devem ser baseadas em fatos
bíblicos, contadas sem muitos detalhes. Use frases simples, repetidas várias
vezes durante a aula, como: “A bíblia é o maravilhoso livro de Deus”, “Jesus é
o salvador”, “Deus ama você”, “Como é bom vir à igreja”, “Jesus é seu amigo”,
“Deus cuida de você”, “Jesus quer morar em seu coração”.
Para
o Maternal, História Bíblica: Todo educador deve saber selecionar as histórias,
prepará-las e contá-las. A Bíblia é uma
excelente fonte de histórias que contém: aventura, ação, suspense, clímax,
princípios de moral e virtudes,
etc...
Basta lermos, procurarmos conhecer outros livros e fontes de histórias das mais
diversas como jornais, revistas, livros específicos de narrativas bíblicas,
etc...
Os elementos principais de uma história
bíblica são: preparação da história, prática da história e contação da
história. Uma boa história inspira simpatia, produz um senso de realidade e
influencia a conduta. as.
Para levar a criança a aceitar a Cristo o
líder deve fazer o apelo e orar com a criança.
Aconselhamento: o líder não deve perder a oportunidade de
levar suas crianças a Cristo, faça sempre o apelo dizendo “Você quer aceitar
Jesus”. É necessário verificar se a criança entendeu a mensagem, a decisão não
deve ser forçada, ore com a criança tire dúvidas, dê a segurança da salvação,
mostre como ela pode crescer. (use o livro sem palavras como recurso, e
versículos como Rom. 3:23; I João 5:12; Heb.13:5; I João 1:9)
ORAÇÃO: Faça uma oração curta, tanto para os
bebês quanto maternal: “Senhor Jesus, obrigada pelo papai, pela mamãe, pela
comidinha, etc.”. Use palavras simples como: “Senhor Jesus, eu Te peço que o
Senhor abençoe... (diga o nome do bebê)”. Ore pelos bebês, peça a Deus que abra
o entendimento deles para que, no tempo certo, eles tomem uma decisão por
Cristo.
Algumas
recomendações
a) Elaborar um sistema seguro para
recepção e entrega dos bebês (fichário com dados do bebê: nome, celular e nome
dos pais, data de nascimento, pedidos de oração)
b) Ore antes e durante a aula, ore
pelo bebê e por sua família.
c) Seja o pastor (a) deste bebê. O
pastor da igreja precisa de auxiliares, você pode ser um deles. Mostre
interesse pelo bebê, procure saber dele, principalmente quando ela faltar.
d) Sempre chame a criança pelo nome.
e) Seja carinhosa, agradável,
sorridente e calma.
f) Cuidado com o uso de jóias e de
bijuterias que possam machucar as crianças, prenda sempre seu cabelo.
g) Cuide de sua própria higiene.
Mantenha-se sempre limpo, de mãos lavadas e com perfume suave.
h) Nos primeiros dias, as crianças
poderão ter dificuldades para se separar dos pais, especialmente depois dos 8
meses. Peça aos pais que um deles esteja presente nos primeiros dias, mas sem
interferir nas atividades da aula. Jamais devem sair escondidos, mas sim quando
sentirem seguros e tranqüilos. Também ajuda se os pais deixarem um objeto
pessoal como fralda, bichinho de pelúcia, etc.
INCENTIVAR OS PAIS
A deixarem seus filhos desde os
primeiros meses, para que não estranhem quando maiores.
Gostei!!
ResponderExcluirParabéns!
Até copiei as ideias!
Onde encontrar material para esse trabalho ?
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