Para entender sobre disciplina primeiro temos que saber: O que é
disciplina?
Palavra originária do latim, significa:
AÇÃO DE APRENDER, INSTRUIR-SE.
A disciplina é um limite externo, designado para desenvolver limites internos em nossas crianças.
A palavra disciplina vem do latim e significa:ação de aprende, instruir, ensinar, doutrinar, formar, capacitar, comunicar.
Disciplina é ordem, respeito, obediência às leis, portanto a disciplina segue o estabelecimento das normas de conduta, de limites, de correção.
Educar e orientar os filhos exige firmeza para corrigir comportamentos inaceitáveis, mas não a ponto de ferir nem de prejudicar a criança. A correção mostra ao filho caminho errado e o traz para o caminho certo.
Professores e pais têm errado em muitas coisas quanto à disciplina por não estabelecerem normas e limites, ou pelo fato de afrouxarem ou fazerem vistas grossas com muita freqüência causando inclusive confusão na criança a qual vê que em determinadas ocasiões um comportamento é aceito e em outras o mesmo comportamento é motivo de repreensão. A incoerência é nociva.
OBJETIVO DA DISCIPLINA
O objetivo principal da disciplina é treinar a criança para que siba autogovernar-se.
O objeto primordial dos pais, ao exercer a disciplina é ajudar a criança a se tornar uma
pessoa capaz de auto controlar-se.
IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA
A disciplina-importante para que os filhos tenham:
Uma relação pessoal com Deus – consciência de que fazem parte da família de Deus.
Formação do caráter – capacidade para enfrentar as responsabilidades da vida, autodisciplina, auto-estima, domínio próprio e etc.
Formação social – clara consciência de sua identidade.
Formação física – hábitos alimentares e higiene pessoal.
COMO DISCIPLINAR?
A disciplina correta deve seguir um processo:
Esclarecimento: os filhos devem saber o porque da disciplina.
Oração: que libera um clima de amor e presença de Deus.
Perdão: a criança deve saber que é amada pelos pais.
Reconciliação: reparar ofensas.
FATORES QUE PROMOVEM A INDISCIPLINA EM SALA DE AULA
1)Desconforto físico:
- móveis inadequados
- má iluminação
- agasalho em demasia
- ambiente mal ventilado
- posição das crianças.
2)Distúrbios vindos de fora:
- atraso de alunos
- entrada de estranhos
- várias classes na mesma sala
- objetos trazidos de casa.
3) Distração:
- desordem na classe
- professor com vício de linguagem.
4) Desinteresse:
- professor relaxado
- professor mal preparado,
- advertência.
- complexo de rejeição
- carência de afeto
- problemas dos pais
- crianças de lares não evangélicos.
FATORES QUE PROMOVEM A DISCIPLINA
1) AMOR - toda criança é sensível ao amor. Não a envergonhe diante de outra.
2) ORAÇÃO - quando não se consegue mais entender.
3) ENTUSIASMO - é importante começar bem, com dinamismo. Mostre à criança que o que você vai dizer é importante, que você está feliz em transmitir aquilo a elas. Deixe seus problemas em casa ao sair para a classe.
4) CONFORTO FÍSICO - evite cansar a criança com programas muito longos. Procure adaptar os bancos ao tamanho das crianças.
5) PREPARAÇÃO E PLANEJAMENTO - procure sempre planejar a aula.
6) INTERESSE PESSOAL - não tenha prediletos, seja justo com todos.Procure saber de seus problemas individualmente.
7) PONTUALIDADE - seja pontual. Você é o modelo.
8) ENSINO ADEQUADO - Procure dar um ensino ao alcance das crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário