Atualmente, comenta-se muito sobre as crianças especiais, ou seja, aquelas que possuem algum tipo de necessidade educacional especial, que as difere das demais. Os educadores precisam conhecer a respeito deste assunto, a fim de atender melhor, e de maneira mais adequada, aquelas crianças que chegam na Igreja, e que possuem uma maneira diferente de entendimento e aprendizagem.
- ALGUNS
TIPOS DE DEFICIÊNCIAS E DICAS PARA PROMOVER A INCLUSÃO
- Deficiência auditiva: o professor deve falar sempre de frente
para a criança, com instruções curtas e bem pronunciadas; utilizar muitas
figuras, gráficos, mapas e desenhos; trabalhar com expressão corporal;
estimular a socialização.
- Deficiência física: conhecer junto à família as reais
necessidades e limitações da criança; verificar a rotina que possui para ir ao
banheiro, muitas vezes com horários estabelecidos (de meia em meia hora, por
exemplo); observar que a criança cadeirante precisa constantemente mudar de posição
para evitar desconforto; ao realizar atividades escritas e pinturas, por
exemplo, prender o papel com fita adesiva na mesa, a fim de auxiliar a criança
que tem dificuldades de coordenação motora; utilizar muitos visuais;
proporcionar atividades que as crianças com deficiências físicas também possam
participar; estimular a socialização.
- Deficiência mental: entender que mesmo com limitações, a criança
especial também pode e consegue aprender, e o GMC e GMJr podem cooperar
imensamente para que isso ocorra; facilitar sua integração, estimulando sua
cooperação; dar mais tempo, se for necessário, para que a criança especial
cumpra as atividades; sempre que possível proporcionar ensino individualizado
dentro do grupo; elogiar com freqüência cada conquista dessa criança; estimular
a socialização e atividades extra-classe.
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